domingo, 14 de junho de 2020

Mês de Maio, Mês dedicado a Maria!



Em maio, a homenagem da Igreja Católica é para a Virgem Maria, mãe de Deus, Rainha dos homens e dos anjos. O mês mariano é relembra as várias aparições de Nossa Senhora no Mundo e contempla com fervor a devoção dos católicos para a figura sublime que ela representa, de amor, fé, obediência à Deus e compaixão.
As celebrações em homenagem à Virgem Maria iniciou por volta do Século XII quando a Igreja Católica Apostólica Romana, instaurou a tradição de Treicesimum, sim eu sei, tem muita palavar difícil. Vamos explicar de forma mais simples: A igreja celebra 30 dias do mês de maio totalmente dedicado à Maria e no 31º dia, ou seja, no dia 31 de maio, Maria é coroada.
Portanto, hoje se celebra o mês mariano que envolve missas solenes dedicadas a Santíssima Virgem, orações especiais e coroações. É um mês em que também se celebra aparições de Maria para a humanidade, como Nossa Senhora Auxiliadora celebrado no dia 24 de maio e a mais recente Nossa Senhora de Fátima no dia 13 de maio.
Conheça um pouco da História de Maria:
Uma jovem, nascida da descendência de Davi, vivia com seus pais Joaquim e Ana, no lugarejo chamado Nazaré, próximo à cidade de Jerusalém. Ela, como as jovens daquele tempo fazia os serviços da casa, estudava as escrituras e como todos os judeus, esperava pela vinda do Messias, aquele que iria salva-los das mãos dos Imperadores Romanos. Esta jovem, de nome Maria, estava comprometida com José, também da descendência de Davi, homem bom e justo. Eles se casariam daí a alguns dias.
Numa tarde, quando voltava do poço, Maria entrou em casa, quando o seu quarto ficou todo iluminado por uma luz muito forte e desta luz veio uma voz:
-          - Ave, cheia de graça, o Senhor é convosco! (Era o anjo Gabriel)
-          - Quem será que conversa comigo? pensou Maria, muito assustada.
-         - Encontrastes graça diante de Deus, não tenhas medo. Você vai ficar grávida, terá um filho e colocará nele o nome de Jesus. Este menino é o filho de Deus e ele reinará para sempre.
Maria, inquieta perguntou ao anjo:
-           -  Mas, como posso engravidar, se sou virgem e ainda não me casei?
-      -  O Espírito do Senhor lhe cobrirá, e será gerado em ti o filho do Altíssimo. Lembra-se de Isabel, sua prima? Ela também está grávida apesar de ser mais velha, veja, para Deus nada é impossível.
-         -  Eis aqui a serva do Senhor, que ele faça em mim segundo a Sua vontade.
Acontecendo isto o anjo a deixou e naquele mesmo instante, Maria já estava com seu filho no ventre. "
     Maria, para nós, é exemplo de serviço a Deus, de doação, de evangelizar e ser evangelizada. Maria é considera a PRIMEIRA CATEQUISTA da Igreja Católica. Façamos como Maria, aprendendo a dizer SIM A VONTADE DE DEUS!  
         Vendo as dificuldades e os problemas que todos estamos passando, não devemos, nunca, parar de Rezar! Este mês dedicado a Maria rezemos todos a Ave Maria.