segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Reforma está perto do fim

Depois de décadas de espera, a reforma da Igreja Matriz Nossa Senhora da Imaculada Conceição, em Portalegre RN, vai chegando à reta final. Uma luta vencida. Um trabalho de muitos.  
Por enquanto, duas pessoas, ainda trabalham na obra. O mestre de Obras Elieudes Feitosa que finaliza os detalhes e o Pintor Santiago que realiza trabalho artístico na Capela do Santíssimo. Esta ultima, recebera um altar em Marmore que só estará pronto para o final deste ano.  
Até o momento, já estão prontos o interior da igreja, as torres e parte das fachadas laterais. A iluminação já esta concluída. E a Via Sacra que autrora sofria com o desgaste do tempo também está sendo substituída por uma nova em arte Bizantina com imagens italiana.
Com o esforço de todos os Portalegrenses, incluindo os filhos ausentes que mesmo distante contribuíram com a reforma foi possível a troca de toda fiação do templo que passou a ser embutida e apropriada para as imagens que já foram restauradas, será possível concluir o revestimento das paredes externas e pintá-las, além da instalação de canalização para escoar a água da chuva.
Apoio – Em 2011 a área do Cristo Morto, que está em restauração em Natal, também será completamente reformada. Para essa reforma, contamos com a ajuda de Pe Nunes que irá contribuir com a obra.
Depois, também para 2011. A paróquia se encarrega dos últimos detalhes, como melhorias nas calçadas. Para garantir essa parte, a solução será continuar contando com o apoio da comunidade, com doações de empresários e rifas.

O padre Dário Torbolli, que mobiliza os moradores para que a obra vire realidade, lembra de quando a luta começou, por volta de 2000, ainda em fase de projeto. Desde então, algumas dificuldades tiveram de ser vencidas.

Uma Vitória  - O Piso da Igreja, foi totalmente trocado. Agora, podemos contar com um piso em granilito que foi nivelado e trabalhado com muito capricho. Para limpeza, polimento e impermeabilização do piso a paróquia contou, mais uma vez, com o trabalho voluntário dos paroquianos.

– Depois de tanto tempo e tanta burocracia, vamos devolver ao povo um dos maiores cartões-postais da cidade. É uma das igrejas mais belas do Interior, o que vai possibilitar um incremento no turismo religioso. O ambiente reformado, em novas cores e novos detalhes nos dá uma sensação de uma autoestima sendo recuperada.
Por Ana Diógenes