segunda-feira, 8 de novembro de 2010

A palavra dízimo significa a décima parte de um todo

         Na Bíblia expressa a doação de dez por cento do que a família produzia para o sustento do Templo, que incluía o atendimento aos pobres. Ou seja, a doação para a obra de Deus. Atualmente, na Igreja, significa a doação de um a dez por cento do que uma pessoa ou uma família recebe para sua comunidade. 
        Em sua carta sobre o dízimo, em 1983, Dom João Hoffmann dizia: Assim como não se pode ser cristão sem oração, sem o cultivo da Palavra de Deus, a amizade sincera, o perdão, o serviço fraterno, a prática da justiça, também não se pode ser cristão sem o dízimo. Ele não é uma taxa e nem uma esmola. É uma doação. Uma retribuição a Deus e à comunidade por tudo o que recebemos.
Ele deve ser: Voluntário: Porque o amor não tem lei; só a do bem do outro; Generoso: Porque a gratidão não tem pagamento; Consciente: Porque brota da consciência que cada um tem de sua pertença à comunidade na qual deve participar;
      Porque Deus lê no coração e conhece todas as intenções de cada um. O dízimo bem assumido é sinal e termômetro do amor e da gratidão a Deus, do compromisso com a comunidade que a pessoa tem. Temperatura alta (febre) é sinal de que o organismo da pessoa está doente. Mesquinhez no dízimo, a falta dele ou seu atraso por relaxamento revelam um cristão doente na comunidade. Na mesma carta, Dom João dizia ainda: Por ser um por cento da receita familiar, o dízimo estabelece uma contribuição diferenciada. Cada família dará à sua comunidade de acordo com o que recebe mensalmente. E como ninguém pode ser participante ativo sem dar sua parte, o dízimo se torna obrigatório. Não uma imposição, mas uma obrigação que nasce da consciência da pertença comunitária. 
   Conheça os aniversariantes DIZIMISTAS do mês de NOVEMBRO
03 – Regianeide Souza de Lima Batista
03 – Margarida Soares
04 – Carlos Antonio de Freitas Pereira
04 – Izabel Cristina de Souza Nunes
04 – Maria Alcione de Queiróz
05 – Lúcia Maria Fonsêca de Oliveira
07 - Francisca Delmiro
07 – Maurina de Paiva Souza
08 – Maria José Epifânio Barros
12 – Maria Vilma de Paiva
13 – Rita de Cássia M. Rocha
13 – Nildaci Epifânio Barros
14 – Estelita Fernandes de Paiva
16 – Aldizes da Conceição Bessa
16 – Maria Soares
17 – Marizete da Silva Bezerra
17 – Maria Consuelo Nobre de França
20 – Maria do Socorro de Lucena
20 – Felisbela Rodrigues
20 – Margarida Leandro da Silva
21 – Raimundo Soares
21 – Maria do Socorro de Souza Nunes
23 – Maria Eurli de Souza Costa
24 – Maria Darc Santos Rocha Costa
24 – Francisca da Silva Bernardo
24 – Jezumira Avelino de Sá
25 – Maria Vilani
28 – Maria Katarina de M. Freitas
29 – Saturnina Pereira