terça-feira, 30 de novembro de 2010

Portalegre está em festa. É festa de Nossa Senhora da Conceição!!!


 E é nesse clima que a Imagem de Nossa Senhora da Imaculada Conceição será  devolvida aos católicos e ocupará o seu lugar em destaque no Altar Mor da Igreja Matriz, depois de passar por um processo de restauro, feito pelo artista e restaurador de imagens sacras Jorge Eduardo Oliveira.
Nossa Senhora seguiu para Natal há 4 meses e durante todo esse período recebeu atenção exclusiva do restaurador. Ao chegar na Capital, Jorge constatou que a Nossa Senhora que todos conhecemos NÃO ESTAVA com sua pintura original. A Santa apresentava um estado de deterioração parcial da pintura e que através de um exame de exploração foram encontradas três camadas de tinta sobre a pintura original e umas 7 camadas parciais. Ainda segundo ele, o resultado dessas pinturas resultou numa total descaracterização do seu estilo e acrescentando rugas e deformações nas superfícies do corpo (manto, túnica e véu) e de 2 camadas na face da virgem e dos anjos. A perda parcial da policromia (pintura com douramento) devido ao descolamento das camadas de tintas e a descaracterização das mãos, mutiladas e recompostas com massa epox. O vulto apresentava deslocamento grave de suas partes, bem como oxidação de pinos de fixação originais na composição da talha.
Veja o ANTES

e agora:  O DEPOIS. 
Sim, estamos mostrando a mesma imagem. Todavia, a primeira, não retrata as características do estilo barroco. Uma imagem de beleza rara esculpida em Cedro  toda montada sobre placas e não, uma peça única, como a maioria imaginava.Uma madeira só trabalhada por artistas europeus em meados do século XIX que esculpiram um movimento perfeito no manto.
Uma nova imagem? Não. A mesma. Porém preservada em sua origem. O artista seguiu o estilo, as cores e a mi núncia dos detalhes que retratam uma época de riqueza e esplendor. As cores atuais são as cores exatas às que ela tinha quando foi pintada ainda na Europa. Agora podemos observar em detalhes a composição assimétrica, em diagonal que se revela num estilo grandioso, monumental... As cores voltam ao original acentuado o contraste de claro-escuro (expressão dos sentimentos). O predominio das linhas curvas, dos drapeados das vestes e do uso do dourado.
Para recebê-la, a Paróquia de Portalegre em conjunto com a paróquia de Neópolis organizaram uma programação especial, dentre elas, uma missa celebrada por Pe Nunes em Neópolis especialmente para os filhos dessa terra. A celebração ocorreu no mesmo momento em que os portalegrenses que aqui estavam assistiam à cerimñia de abertura da  Festa da Padroeira, ou seja, no ultimo domingo as 19 horas. Aqueles que fizeram parte desse momento de união foram presenteados com a Imagem de Nossa Senhora da Conceição que foi apresentada na missa. O ofertório da missa dos portalegrenses em Natal, rendeu cerca de R$ 1,700,00 e será encaminhado a Portalegre. 
 
No dia 04 de dezembro quando a imagem chegar em nossa ciadade iremos recebê-la, no portico de entrada da cindade de onde seguiremos em procissão pelas ruas da cidade em direção à Igreja Matriz onde sera feita a celebração da Santa Missa a intronização e benção da Imagem.