domingo, 12 de abril de 2020

Semana Santa - Segunda-feira Santa


Semana Maior: segunda, terça e quarta-feira santas


Liturgicamente, estes dias da Semana Maior são momentos importantes da Quaresma. Seu conteúdo bíblico-litúrgico está orientado para a preparação ‘imediata’ do Tríduo Pascal. Nestes primeiros dias da Semana Maior, acontecem grandes celebrações lembrando a prisão de Jesus, o Encontro d’Ele com Sua Mãe e as dores dela, mas isso varia de uma igreja para outra. 

A Semana Maior é dividida desta maneira:

Nesses três dias, Jesus e Seus discípulos estavam preparando-se para celebrar a Páscoa, festa principal dos judeus. Porém, o Senhor sabia muito bem que eram os últimos dias de Sua vida. A Páscoa Judaica iria se converter na Páscoa de Jesus, Sua passagem da morte para a vida. Então, estes dias recebem o qualificativo de “santos”, porque a Misericórdia de Deus se manifesta de uma maneira muito especial.

Segunda-feira Santa

Neste dia, proclama-se, durante a Missa, o Evangelho segundo São João. Seis dias antes da Páscoa, Jesus chega a Betânia para fazer a última visita aos amigos de toda a vida. Está cada vez mais próximo o desenlace da crise. “Ela guardava este perfume para a minha sepultura” (cf. João 12,7); Jesus já havia anunciado que Sua hora havia chegado.