Quinta Feira Santa
Neste dia celebra-se a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio ministerial. A Eucaristia é o sacramento do Corpo e Sangue de Cristo, que se oferece como alimento espiritual.
De manhã só há uma celebração, a Missa do Crisma que, na nossa diocese, é realizada na manhã de quinta-feira, lá em Mossoró/RN. Este ano, essa missa não aconteceu. Veja o motivo: Essa missa tras duas importantes celebrações: A benção dos Santos Óleos e a Renovação da Promessas dos Sacerdotes. "Renovam-se nela as promessas sacerdotais pronunciadas no dia da ordenação, sendo assim também chamada “Missa da Unidade” e como não é permitido aglomeração, os padre não poderiam participar, por esse motivo foi cancelada.
Se quiser saber mais sobre essa celebração acesse o link abaixo:
https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2019-04/quinta-feira-santa-missa-crisma-oleos-unidade-conclusao-quaresma.html
Na quinta-feira à noite acontece a celebração solene da Missa, em que se recorda a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio ministerial.
Nessa missa realiza-se a cerimônia do lava-pés, em que o celebrante recorda o gesto de Cristo que lavou os pés dos seus apóstolos. Esse gesto procura transmitir a mensagem de que o cristão deve ser humilde e servidor.
Nessa celebração também se recorda o mandamento novo que Jesus deixou: “Eu vos dou um novo mandamento, que vos ameis uns aos outros assim como Eu vos amei.”
Comungar o corpo e sangue de Cristo na Eucaristia implica a vivência do amor fraterno e do serviço. Essa é a lição da celebração.