O Dia de Finados tem origem no cristianismo e é celebrado oficialmente pela Igreja Católica desde o século 10. A data marca a assimilação da fé católica pelos brasileiros, uma das matrizes da cultura nacional. É uma especificidade da liturgia católica, que tem a crença da ressurreição.
Em nossa cidade, O dia dos Mortos levou centenas de pessoas ao Cemitério Santa Terezinha em Portalegre para homenagear seus entes queridos. Este ano, o público assistiu a tradicional Missa de Finados , ás 6 horas da manhã e às Portas do Cemitéro. A celebração da Santa Missa foi realizada pelo Padre Nunes, da Paroquia de Neópolis Natal -RN. Ele lembrou que os católicos devem celebrar a ressureição. Para ele, "o fundamento da fé está na ressurreição. A morte nos faz sofrer, mas não podemos perder sentido a morte e da ressurreição com Cristo”, afirmou. De acordo com Pe Nunes, o Dia de Finados também é uma oportunidade para reflexão sobre a vida e ações realizadas por cada um.
Um dia que para muitos significa Saudades, lágrimas, ausência também serve para lembrar que a tristeza pela morte de um ente querido deve dar lugar à esperança; a saudade, ao reencontro. “Neste estresse que vivemos todos os dias, este é um momento realmente para chamar a atenção e lembrar que ninguém é eterno”, ressaltou Pe Nunes.