quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Paróquia de Portalegre comemora 250 anos

 06.01.1762 / 06.01.2012
 Portalegrenses realizam cerimônia Alusiva aos 250 anos do lançamento
da pedra fundamental da igreja matriz

Neste dia 6 de janeiro de 2011, na celebração da santa missa (1ª sexta feira do mês) ás 8:00h da manhã presidida pelo Bispo Diocesano Dom Mariano Manzana e concelebrada pelo nosso vigário Padre Dario Torboli celebraremos os 250 anos do lançamento da pedra fundamental ou seja, da primeira pedra que representa o ínicio da construção da Igreja Matriz da Vila de Portalegre RN.
O momento simbólico, ocorreu através de uma solenidade em 6 de janeiro de 1962 implantada pelo nosso fundador o português Dr. Miguel Carlos Caldeira de Pina Castelo Branco, que registrou naquele momento seu ultimo ato público contando ainda com a presença do Capelão da Armada, Padre Lourenço Xavier de Souza Carvalho (1º vigário) e o Tenente Coronel José Gonçalves da Silva.
É com alegria que nós portalegrenses damos inicio às preparações alusivas aos 250 anos da Paróquia, hoje conhecida por Paróquia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição.
È com essa significativa cerimônia que inicia-se o biênio, ou seja, dois anos de preparação para essa grande festa. 
Em 2012 teremos o ano catequetico ( formação e espiritualidades ), e, em 2013 passaremos pelo ano Eucarístico e Missionário  quando em 2014 comemoraremos  os 250 anos da criação da Paróquia e Espiritual, da Frequesia da nova Vila de Índios.

Desde já, sinta-se convidado a participar e celebrar conosco esse marco de nossa história...

Caros Paroquianos...

 Um MARAVILHOOOOOOSO 2012!!!! "tim tim"
"Quando 2011 começou, ele era todo seu.
Foi colocado em suas mãos...
Você podia fazer dele o que quisesse...
... Era como um Livro em Branco, e nele você podia colocar um poema, um pesadelo, uma oração.
Podia...
Hoje não pode mais; já não é seu.
É um livro já escrito... Concluído.
Como um livro que tivesse sido escrito por você, ele um dia lhe será lido, com todos os detalhes, e você não poderá corrigi-lo.
Estará fora de seu alcance.
Portanto, agora que 2011 terminou, aproveite para refletir, tome seu velho livro e o folheie com cuidado.
Deixe passar cada uma das páginas pelas mãos e pela consciência; faça o exercício de ler a você mesmo.
Leia tudo...
Aprecie aquelas páginas de sua vida em que você usou seu melhor estilo.
Leia também as páginas que gostaria de nunca ter escrito.
Não, não tente arrancá-las.
Seria inútil. Já estão escritas.
Mas você pode mudá-las enquanto escreve o novo livro que lhe será entregue.
Assim, poderá repetir as boas coisas que escreveu, e evitar repetir as ruins.
Para escrever o seu novo livro, você contará novamente com o instrumento do livre arbítrio,
e terá, para preencher, toda a imensa superfície do seu mundo.
Se tiver vontade de beijar seu velho livro, beije-o.
Se tiver vontade de chorar, chore sobre ele e a seguir, coloque-o nas mãos do Criador.
Não importa como esteja...
Ainda que tenha páginas negras, entregue e diga apenas duas palavras: Obrigado Senhor por este ano, obrigada pela minha família e por meus amigos e Perdão!!!
Perdão meu Deus por tudo que fiz de errado, perdão pelas palavras que disse que não te agradaram, perdão pelas minhas falhas e pelos meus pecados.
Ajude-me neste ano a escrever neste livro que estas me entregando uma nova HISTÓRIA, cheia de de coisas que te satisfaça meu Senhor!
2012 está chegando e Deus está te entregando esse novo livro, novo, limpo, branco, todo seu, no qual você irá escrever o que desejar...".
Você já sabe o que vai fazer com ele?
Um grande abraço a todos aqueles que nesse ano fizerem parte da minha história.

FELIZ ANO NOVO!!!!
Por Ana Diógenes
(colaboradora paroquial)

A Sagrada Familia - A tríplice devoção dedicada a Jesus, Maria e José


A Família de Belém é o reflexo mais puro da Santíssima
Trindade, que – não nos cansaremos de repetir
com João Paulo II – “não é uma solidão, mas uma
família, já que traz em si mesma a paternidade, a filiação
e a essência da família, que é o amor”. Por isso
também se chamou a Jesus, Maria e José “a Trindade
da terra” (do livro Os Três Sóis, de Antonio Orozco).

“ Como na Santíssima Trindade do Pai, do Filho e do
Espírito Santo as três Pessoas têm um só Coração,
assim na Trindade de Jesus, Maria, José, os três
Corações formam um só Coração.”
(São João Eudes)

terça-feira, 1 de novembro de 2011

DIA DE FINADOS

    
       O Dia de Finados é o dia da celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram. É o Dia do Amor, porque amar é sentir que o outro não morrerá nunca.
     É celebrar essa vida eterna que não vai terminar nunca. Pois, a vida cristã é viver em comunhão íntima com Deus, agora e para sempre.
Desde o século 1º, os cristãos rezam pelos falecidos; costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio. No século 4º, já encontramos a Memória dos Mortos na celebração da missa. Desde o século 5º, a Igreja dedica um dia por ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém se lembrava.

      Desde o século XI, os Papas Silvestre II (1009), João XVIII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia por ano aos mortos.
   Desde o século XIII, esse dia anual por todos os mortos é comemorado no dia 2 de novembro, porque no dia 1º de novembro é a festa de "Todos os Santos".
    O Dia de Todos os Santos celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados. O Dia de Todos os Mortos celebra todos os que morreram e não são lembrados na oração.

HORÁRIO DAS MISSAS DE FINADOS EM PORTALEGRE RN
07:00hs
    Missa na Igreja Matriz 

17:00hs 
    Missa no Semitério Público


sábado, 15 de outubro de 2011

ABADA do II AVE MARIA JÁ ESTA A VENDA!!!!


Vem aí a II AVE MARIA. Com essa proposta, a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Portalegre, realizará no dia 03 de dezembro, dentro das festividades da Padroeira da cidade a segunda edição do AVE. Um ato de louvor a Maria que nos envolve com seu manto e nos recebe de braços abertos abençoando a seus filhos e visitantes que juntos saúdam a mãe do filho de Deus.
           Durante o percurso, os fiéis percorreram as ruas da cidade em um momento de evangelização e muita alegria. As músicas cantadas em rítmo de Carnaval prometem não deixar ninguém parado!!!
          A micareta católica começa às 15:30 horas com o grupo de louvor Ministério Me Chamaste de Serrinha dos Pintos RN, na concentração. Logo após, o trio elétrico, comandado pelo padre Nunes e a banda Grão de Mostarda começam a percorrer as ruas da cidade fazendo um arrastão de fieis adultos, jovens e idosos que descobrem na fé forças para percorrer a Micareta.
          Para organizadora do evento, Ana Diógenes, o evento é uma forma de evangelização que consegue atrair mais facilmente as pessoas. "Através do AVE MARIA, é mais fácil trazer a juventude e as crianças para a Igreja". Um momento onde a bebida alcoólica não esta presente mas que a alegria real é presença constante.
            Para a Micareta deste ano foram disponibilizados 1.500 abadás que já estão sendo vendidos, no primeiro lote, no valor de R$10,00 até o dia 30 de outubro.
Este ano, por uma questão de segurança aos foliões a organização do evento contara com seguranças e cordão para auxiliar o percurso da festa. Quem estiver interessado em participar do Evento ou mesmo colaborar comprando a Camiseta, busque a Secretaria da Paróquia de Portalegre, a Rede Oeste Portalegre ou ainda TODOS os colaboradores das Equipes das Barracas da festa da Padroeira.
Uma outra novidade para o evento deste ano é a central do abada. Localizados no Salão paroquial, um equipe comanda por Rayssa Rocha ira fazer as vendas e entregas de camisetas aos foliões prevista para o dia primeiro de dezembro.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Plantando dá - Outubro Mês das Missões


Quem não planta também não colhe. Os frutos são consequência de um longo e determinado trabalho. Exige tempo, critério, fidelidade e insumos para que a produção tenha qualidade e quantidade. É o mesmo que acontece nos planos de Deus.
Imaginando uma videira verdadeira e com produção fecunda! Para isso ela tem que ser bem cuidada e podada no tempo certo. As uvas daí produzidas terão qualidade porque tudo foi bem planejado e trabalhado com responsabilidade pelo seu dono.

O Reino de Deus é a vinha do Senhor. Ela pertence a Ele. Quem não é dono e não cuida como dono, pode agir com infidelidade e com más pretensões. Isso pode acontecer com os missionários mal-intencionados, que em vez de construir, destroem a vinha do Senhor.
Como missionários, tenhamos em conta que somos servos e não donos da vinha. Os frutos devem ser entregues ao seu verdadeiro Dono. Nunca podemos usurpar o lugar de Deus. O próprio Jesus agiu como servo e não se apegou a nada que pertencia ao Pai.

Não é tão fácil ser verdadeiro e dedicado missionário. Isso exige exercício autêntico da justiça e do direito, porque o campo trabalhado pertence a Deus. O trabalhador tem que ter a sua mente identificada com a do Mestre, sendo fiel discípulo e missionário.

O itinerário missionário passa pelo relacionamento com Deus. Acontece na confiança e na intimidade com Ele. Mas é impossível se as preocupações materiais estiverem em primeiro lugar. O desapego dos bens terrenos fortalece o trabalho missionário.
Nem sempre nos preocupamos com aquilo que é mesmo essencial, com o testemunho de vida, por exemplo, agindo com pureza, honestidade, entre outros. Só teremos frutos saudáveis de vida e de paz na sociedade se plantamos e cuidamos bem da vinha do Se

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Parabéns aos nossos padres!

Oração pelos sacerdotes
Senhor Jesus Cristo que, para
testemunhar-nos o vosso amor infinito, instituístes o sacerdócio
católico, a fim de permanecerdes entre nós, pelo ministério
dos padres, enviai-nos santos sacerdotes.
Nós vos pedimos por aqueles que estão conosco, à frente da nossa comunidade, especialmente pro pároco da nossa paróquia.
Pedimos pelos missionários que andam pelo mundo, enfrentando cansaço, perigos e dificuldades, para anunciar a Palavra da Salvação.
Pedimos pelos que se dedicam ao serviço da caridade, cuidando das crianças, dos doentes, dos idosos e de todos os que sofrem e estão desamparados.
Pedimos por todos aqueles que estão a serviço do vosso Reino de justiça, de amor e de paz, seja ensinando, abençoando ou administrando os sacramentos da salvação.
Amparai e confortai, Senhor, aqueles que estão cansados e desanimados, que sofrem injustiças e perseguições pelo vosso nome ou que se sentem angustiados diante dos problemas.
Fazei que todos sintam a presença do vosso amor e a força da vossa Providência. Amém.

Dia do Padre

DIA DO PADRE

O Padre entende o chamado para ser um servo de Deus, um sacerdote, um pai (padre) à semelhança de Cristo que amou e deu sua vida ao povo pobre, simples e marginalizado. Nunca hesita. Tudo aceita, confia e acredita em Deus e na sua Providência, e caminha seguro para missão que lhe é designada.
É o padre, que através do Evangelho, leva os homens a Deus, pela conversão da fé em Cristo. Por isso, são pessoas que nascem com esse dom e logo cedo ou no momento oportuno, ouvem o chamado de Deus para se consagrarem a servir à comunidade, nos assuntos que se referem a Ele.

Vejamos quem é o Padre:
É alguém escolhido por Deus, dentro de uma comunidade, no seio de uma família, para ser o continuador da obra salvadora de Jesus. Ele assume a missão de construir a comunidade.
Por graça e vocação, o padre age em nome de Jesus: ele perdoa os pecados, ele reconcilia seus irmãos com Deus e entre si; ele trás a bênção de Deus para todos.
O padre é aquele que celebra a vida de Deus na vida da comunidade. Na Celebração Eucarística , ele trás Jesus para as comunidades. A Eucaristia é a razão primeira do sacerdócio.
O padre alimenta seus fiéis por esse sacramento, pela sua pregação e pelo seu testemunho.
Padre é o modelo por excelência de Jesus Cristo, o bom Pastor. Por esse motivo ele deve ser como o Cristo Pastor. O Padre deve ser o pastor atencioso de seu rebanho.
Deve guiar por bons caminhos, orientando nas dificuldades e prevenindo quando necessário. Deve defender seus irmãos dos lobos modernos que devoram os menos esclarecidas e dos ladrões que atacam, que confundem e dispersam o único rebanho do Senhor.
Padre é o homem de Deus que deve estar no meio do povo: nas Paróquias, nas Pastorais, nos Seminários, nos Hospitais, nas Escolas e Faculdades, nos Meios de Comunicação Social, nas Comunidades Inseridas e entre os mais pobres e marginalizados... É um sinal de que o Reino de Deus existe entre nós.
Onde nascem as vocações?
Na família que reza unida;
Nos grupos de catequese, de adolescentes, de coroinhas ou acólitos;
Nos grupos de jovens, grupos missionários, grupos de vivência da fé;
Nas paróquias e comunidades eclesiais, onde o Padre deve ser o maior incentivador das vocações...
Eis a nossa mensagem para que tenhamos mais padres:
Vamos rezar sempre pelas vocações;
Façamos de tudo para incentivar os jovens e adolescentes para que sigam essa vocação;
Vamos falar bem da vocação sacerdotal na família, na escola, na catequese, nos grupos de adolescentes, de jovens...
Vamos implantar em nossa comunidade o trabalho vocacional, instituindo um casal ou uma equipe que se interesse pelas vocações, que promova, incentive e oriente os adolescentes e jovens a participarem dos encontros
vocacionais;
Façamos de tudo para criar na comunidade um clima favorável ao o surgimento das vocações. Este é um trabalho conjunto exercido pelo Pároco, pelos jovens, pelos catequistas, pelas famílias, pelo Movimento Serra e
demais movimentos, pelos que animam a liturgia e grupos de reflexão. Todos somos responsáveis para que tenhamos mais sacerdotes. O Papa João Paulo II, nos ensina: “Descei no meio dos jovens e chamai, não tenhais medo de chamar”. Devemos chamar sempre. Que tal fazermos algo concreto pelas vocações em nossa comunidade? O que poderemos fazer?

Memoria da Visita Pastoral



Visita Pastoral à Paróquia de Portalegre

Partalegre saúda Dom Mariano